Michelangelo, arte e aprendizado

"Ancora Imparo" - "Eu ainda estou aprendendo"
Michelangelo Buonarotti (06/03/1475 - 18/02/1564)

Nós sabemos que existem pessoas que são mais conhecidas que outras. Algumas são muito conhecidas em nosso círculo de amizades, por exemplo. Outras, mesmo sendo conhecidas em nosso pequeno círculo já fazem parte de um círculo maior de reconhecimento, como por exemplo, se eu conhecer alguma cantora, ela será bem mais conhecida que eu, provavelmente. Mas tem pessoas que extrapolam pequenos círculos e têm reconhecimento quase imediato, em quase qualquer lugar do mundo. Michelângelo é um deles.

Apesar de poucas pessoas conhecerem sua imagem fotográfica (no caso dele, uma pintura, já que na época não existia ainda a fotografia), muitas pessoas já ouviram falar pelo menos em seu nome. Nem que tenha sido apenas através das Tartarugas Ninjas. :)

Pintor fabuloso - apesar de ele mesmo ter dito que "Pintura não é a minha arte" - fez maravilhosas obras de arte, como o teto da Capela Sistina em Roma, transformando a Capela em uma obra de arte gigantesca e patrimônio da humanidade pela sua beleza e inspiração divina.

Bom, mas se ele não se considerava um bom pintor, podemos pelo menos dizer que ele era um escultor excepcional, também de inspiração divina. Sua escultura mais famosa é o David (ao lado). Mas, além de ser pintor e escultor, ele não parou por aí. Ele era também arquiteto. Seu maior trabalho arquitetônico é provavelmente o redesenho da Basílica de São Pedro em Roma, um pouco antes da sua morte em 1564.

Mesmo tendo feito muitas coisas na arte, tendo sido altamente respeitado em sua época e ser ainda considerado um dos maiores e melhores artistas de todos os tempos, ele ainda afirma "Ancora Imparo" - "Eu ainda estou aprendendo". E nós, o que temos aprendido? Ou será que achamos que já sabemos tudo o que já tínhamos que saber?

Espero que no dia do aniversário dele, dia 06 de março (hoje), possamos dar-lhe de presente a nossa admiração e a nossa disposição de aprender com ele, não a arte de pintar, esculpir ou arquitetar, mas principalmente a arte de estar sempre aberto para aprender mais e mais, dia após dia.

Um abraço esculpido em todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático